NÃO, nem todo nódulo na mama é maligno, existem vários tipos de nódulos que acometem as mamas, em todas as idades, é boa parte deles é benigno e necessita apenas do acompanhamento de um mastologista.

O que devo fazer se encontrar um nódulo na minha mama?

Primeira coisa a fazer é, não desesperar, pois nem todo nódulo é câncer. A segunda é procurar avaliação do mastologista para apurar que tipo de nódulo é esse.

Palpar nodulo na mama

Nódulos nas mamas são comuns e podem ter muitos diagnósticos, uma boa parte deles são benignos e podem aparecer a qualquer momento, sendo necessário investigar e muitas vezes apenas acompanhar.

Como o mastologista irá avaliar meu nódulo?

O profissional iniciará a avaliação através da história:

  1. Tempo de evolução – deixe registrado o dia em que descobriu o nódulo.
  2. Sinais e sintomas presentes – dor, vermelhidão, alteração do tamanho, etc.
  3. História família – Existem casos de câncer na família?
Mamografia

    Posteriormente será solicitado exames complementares para detecção do nódulo, como ultrassonografia e/ou mamografia, conforme cada caso e dependendo do resultado será necessário realizar uma biopsia, veja alguns exemplos:

  • PAAF ou biópsia aspirativa por agulha fina: Algumas células são removidas do nódulo com o uso de uma agulha fina presa a uma seringa. Não é necessário anestesia.
  • Core biopsy ou biópsia por agulha grossa: Uma agulha mais grossa com uma ponta especial é usada para remover uma amostra maior de tecido mamário. É realizado com anestesia local.
  • Mamotomia ou biópsia a vácuo guiada por ultrassonografia ou mamografia: Procedimento minimamente invasivo para retirada de amostras maiores maiores de tecido, lesões de até 1,5cm podem ser totalmente retiradas, podendo ser microcalcificações ou mesmo nódulos de pequeno tamanho. Realizado sob anestesia local.
  • Biópsia aberta (cirúrgica): O médico retira o nódulo através de uma incisão na pele e tecido mamário. Procedimento realizado no bloco cirúrgico sob anestesia local e sedação na maioria das vezes.

Ultrassonografia ou mamografia são frequentemente usadas para guiar a colocação da agulha para a biópsia do nódulo. A maioria das mulheres não precisa ser internada no hospital para esses procedimentos.

Não existe apenas nódulos malignos

Alguns tipos de nódulos benignos que aparecem nas mamas são:

  • Papilomas: Secreção papilar sanguinolenta, podendo estar associado à nódulos próximos à aréola.
  • Fibroadenomas: Nódulo único ou múltiplo, palpável, móvel, de crescimento lento.
  • Alterações funcional benigna da mama: Espessamento móvel, causa dor localizada, geralmente desaparece após a menstruação.
  • Lipomas: Nódulos macios constituídos de gordura.
  • Cistos: Nódulos amolecidos, de bordas lisas. Podem provocar dor e crescimento repentino.
  • Esteatonecrose: Nodulações secundárias a trauma ou processo cirúrgico prévio.
  • Ectasia ductal: Nódulo abaixo da aréola endurecido, comumente associado a dor durante à palpação, inversão do mamilo e secreção papilar.

É importante ressaltar que alguns nódulos, mesmo sendo benignos, podem ter indicação de retirada cirúrgica, por isso a importância de realizar avaliação do mastologista.

Fique tranquila se achar nodulo na mama

Dica:

  – Se palpar um nódulo na mama, fique calma e procure avaliação do mastologista.

Dra Luciana Horta

Fonte:

Livro: Doenças da mama

Detalhes das diretrizes (nccn.org)